terça-feira, 1 de julho de 2008

 

Uma trilha para fãs

A trilha sonora de Across The Universe, de Julie Taymor, é melhor que o filme e faz algumas releituras pop da vasta obra dos Beatles

Por Rodrigo Alves

Lembro-me como hoje da primeira que escutei Beatles, sabendo que era Beatles. Digo sabendo, porque desde que me entendo por gente já escutava (e curtia, a meu modo) composições deles. Tinha 9 anos de idade. Foi amor à primeira audição.

Foi com grande surpresa que ao assistir a Across the Univese, da cineasta especialista em musicais Julie Taymor (leia a crítica do filme clicando aqui) reafirmei que os rapazes de Liverpool ainda me tocam e surpreendem. Para compor a trilha sonora que embala a história de amor dos personagens beatlerianos Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood), a diretora escalou jovens atores que não são virtuoses do canto mas reinterpretam, com um delicioso tom pop, sucessos do quarteto.

O resultado de algumas destas releituras – que superam em qualidade a narrativa do filme – está em Across The Universe – Trilha Sonora. Entre os destaques estão as inconfundíveis All My Loving (na voz de Jim Sturgess), I Want To Hold Your Hand (T.V. Carpio), Blackbird (Evan Rachel Wood), Hey Jude (Joe Handersen), Let It Be (Carol Wood), Across The Universe (Jim Sturgess), Strawberry Fields Forever (Jim Sturgess) e Lucy In The Sky With Diamonds (por um divertido Bono Vox, que faz pontinha no filme). O álbum fica devendo, porém, pérolas como Girl e All You Need is Love, também presentes no filme.

As versões inseridas neste álbum estão editadas e mais enxutas do que na película, mas em essência demonstram seu espírito: gostinho dos anos 1960 com jeito de anos 2000. Puristas podem estranhar, de início, a roupagem moderna que abusam de sons sintéticos. Mas o tripé baixo, guitarra e bateria continua firme, enriquecido às vezes com orquestra de instrumentos clássicos. Uma roupa pop atualizada não fez mal aos Beatles.

Serviço
CD: Across The Universe – Trilha Sonora
Artista: Vários
Gravadora: Universal
Preço médio: R$ 29,90
Disponibilidade: fácil
Escute e assista: Hey Jude


Rodrigo Alves é jornalista e especialista em Jornalismo Literário

2 comentários:

Hebert Regis disse...

Olá pessoas, o blog continua muito bom. Sempre que posso dou uma passada por aqui. Abraços.

Rainer Sousa disse...

esse disco eh uma bala...pena q o DVD não esteja disponínel (eu compraria)