quinta-feira, 18 de outubro de 2007

 

Muito Bem Acompanhada

Peça Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Pedro Vasconcelos, estréia nacionalmente em Goiânia com elenco global

Por Erika Lettry

A peça Dona Flor e Seus Dois Maridos, adaptada do romance de Jorge Amado, tem estréia nacional nesta sexta-feira, dia 19, em Goiânia. Serão três apresentações. Elas serão realizadas no Teatro Goiânia na sexta e sábado, às 21 horas, e no domingo, às 20 horas. Depois de Goiânia, a equipe segue em turnê até o final do ano por Porto Alegre – dias 26 a 28 de outubro, no Theatro São Pedro – , Curitiba, Aracaju, Salvador e Brasília. Em janeiro ou fevereiro de 2008, a peça entrará em cartaz no Rio de Janeiro, onde permanece por alguns meses para em seguida rodar pelo Brasil novamente.

A direção é de Pedro Vasconcelos e o elenco, encabeçado por Duda Ribeiro, Carol Castro e Marcelo Faria (foto). Marcelo e Pedro são os responsáveis pela adaptação do texto. Eles vão apresentar os trechos mais relevantes da obra. A peça é dividida em cinco capítulos: a morte de Vadinho durante a quarta-feira de Cinzas; o luto de Dona Flor; a progressiva recuperação emocional da personagem, que conhece um pretendente; a lua-de-mel de Dona Flor com o farmacêutico Teodoro; e, por fim, o surgimento do espírito de Vadinho, que passa a tentar Dona Flor.

A religião, segundo Marcelo Faria, será o aspecto mais valorizado na adaptação. Isto, claro, sem deixar de lado a sensualidade, que é a marca de Jorge Amado. Para Carol Castro, a peça é uma oportunidade de o público conhecer melhor a personagem Dona Flor, imortalizada no cinema por Sônia Braga, e lembrada pelo público como mulher fogosa. A atriz acredita que a personagem é mais complexa do que aparenta e repleta de contradições.

Para quem não se lembra do livro (ou não leu), Dona Flor é uma professora de culinária pudica e cheia de recato. Isso até conhecer e casar-se com Vadinho, homem mulherengo, péssimo marido, mas que conseguia despir Dona Flor de seus pudores. Com a morte de Vadinho, Dona Flor casa-se com Teodoro, o aposto do marido morto. Teodoro é um homem metódico e fiel, mas que não desperta a mesma volúpia em Dona Flor. Sentindo cada vez mais a falta de Vadinho, acaba tendo visões com o falecido, que aparece em espírito para tentá-la.

Curiosidades

- A escolha de Goiânia para estréia de Dona Flor e seus Dois Maridos partiu de Marcelo Faria. Como é figura recorrente na cidade – ele chegou a abrir um bar com amigos há alguns anos – o ator decidiu realizar um sonho antigo da mãe, que vive na cidade e gostaria de ver o filho estreando onde ela mora.

- Além de ter família e amigos em Goiânia, Marcelo, claro, recebeu incentivo de empresas para estrear na cidade. Mesmo assim, quem quiser assistir terá que desembolsar no mínimo R$ 30 (meia-entrada). Assistir teatro em Goiânia, especialmente com produções vindas de fora do Estado, tem sido um divertimento caro aos goianienses.

- Assim como no cinema, em que José Wilker interpretava Vadinho, Marcelo Faria vai aparecer nu diante do público. E, obviamente, não deve faltar a cena clássica em que Dona Flor caminha abraçada com os dois maridos pelas ruas de Salvador.

Serviço
Local:
Teatro Goiânia
Dias: 19, 20 e 21 de outubro de 2007
Horário: sexta e sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas
Preço: R$ 60. Estudantes, idosos e assinantes do jornal O Popular pagam meia-entrada
Site: http://www.donafloreseusdoismaridos.com.br/
Informações em Goiânia: (62) 3201-4604

Erika Lettry é jornalista e especialista em Jornalismo Cultural

Foto: Divulgação /Guilherme Maia

Nenhum comentário: