domingo, 13 de julho de 2008

 

Vitória da sensibilidade

O diretor Julian Schnabel transforma O Escafandro e a Borboleta em uma obra delicada, que desperta a empatia do espectador

Por Erika Lettry


Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) é um homem dinâmico e cheio de vivacidade. Mas isso só saberemos muito tempo depois do início do filme O Escafandro e a Borboleta. Nas primeiras cenas teremos que nos adaptar, como o personagem, a enxergar tudo de forma diferente.

O plano inicial é o abrir de olhos de Bauby, recém-saído do coma. Imagens difusas dançam diante de si e ele compreende que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), perdeu a capacidade locomotora e a fala. O que ele restou foi o raciocínio rápido, o sarcasmo e o movimento de um único olho. É munido destas característicias que ele vai ditar o livro que dá título ao filme.

Ao narrar sua história para uma ajudante, que usa um código especial (foto) para se comunicar com ele, saberemos que ele tem 43 anos, era editor da revista francesa Elle, possuía uma dezena de casos de amor mal-resolvidos e via os filhos com pouca freqüência. Após o AVC ele percebe quanto tempo desperdiçou em nome do sucesso e da boa vida.

No início do filme aparece Bauby inconformado com sua situação. A opção do diretor Julian Schnabel de mostrar o ponto de vista do personagem é que torna o filme sensível e garante a empatia do público. Com o tempo Bauby aceita sua condição, esforçando-se para adaptar-se.
Um dos grandes triunfos do filme é evitar a cair pieguice. Para tanto o diretor ressalta o lado bem-humorado do personagem, que consegue fazer piada de si mesmo. Vale lembrar que a história é baseada na história real do jornalista.

Mathieu Amalric faz um trabalho primoroso com Bauby e vale a ida ao cinema. Como deve ter ocorrido com o verdadeiro Bauby, é difícil imaginar que o mesmo ator é responsável por encarnar o editor em suas duas fases da vida. O Escafandro e a Borboleta é, em todos os sentidos, uma pequena obra-prima que merecer ser apreciada.
Serviço
Filme
: O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon) – França/EUA, 2007. 112 min. Drama
Direção: Julian Schnabel
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Patrick Chesnais
Roteiro: Ronald Harwood, baseado em livro de Jean-Dominique Bauby
Música: Paul CantelonFotografia: Janusz Kaminski
Distribuição: Miramax Films / Europa Filmes
Site oficial:
http://www.lescaphandre-lefilm.com/
Erika Lettry é jornalista e especialista em Jornalismo Cultural

Nenhum comentário: